by Dra. Aline Stoco – Alergista e Imunologista – Colatina-ES
Olá a todos!
Para inaugurar nosso blog, falarei sobre uma queixa muito comum no consultório, e que causa grande incômodo aos pacientes, que é a coceira no nariz. Ela é um dos sintomas da rinite, como também os espirros, a congestão nasal, a coriza e a redução do olfato. Mas o que é rinite? A Rinite é uma inflamação da mucosa nasal e pode ser infecciosa, alérgica, não alérgica, mista, ocupacional e a rinite local.
A seguir vou falar um pouco a respeito da rinite alérgica:
A rinite alérgica é a inflamação mediada pelos anticorpos IgE (elementos que participam da resposta imune) que são gerados após exposição aos alérgenos como os ácaros da poeira, sendo os mais comuns D. pteronyssinus, D. farinae e Blomia tropicalis, os fungos, os epitélios de animais como gato, cachorro, cavalo, hamster e coelho, os polens, baratas e também pelo trigo no caso dos padeiros, poeira da madeira nos marceneiros, detergentes e látex naqueles que trabalham com estas substâncias, sendo essa chamada de rinite ocupacional.
A rinite pode ser intermitente, quando os sintomas duram menos de 4 dias por semana ou duram 4 semanas ou menos. Ou pode ser persistente, quando os sintomas ocorrem mais de 4 dias na semana e por mais de 4 semanas. Ela também pode ser classificada como leve ou moderada – grave.
A rinite alérgica ocorre em pessoas predispostas e geralmente com história familiar de pais e irmãos com doenças alérgicas como a própria rinite, asma e dermatite atópica.
Muitos pacientes com rinite alérgica também apresentam sintomas oculares de coceira nos olhos, sensação de queimação ocular, lacrimejamento, sensibilidade à luz, olhos vermelhos e inchaço nas pálpebras, que é a chamada conjuntivite alérgica.
O tratamento adequado da rinite também traz benefícios para a conjuntivite alérgica, chamada de “melhora cruzada”.
Faz parte do tratamento, afastar aquilo que o paciente tem alergia, o chamado controle do ambiente, reduzindo os ácaros, baratas, umidade e pelos de animais. Uma medida muito importante é evitar o contato com a fumaça do cigarro, que é um grande irritante da mucosa nasal.
Também são utilizados no tratamento os antialérgicos (anti-histamínicos), os corticoides nasais, a lavagem nasal com soro fisiológico, a imunoterapia (vacinas específicas para tratamento de alergia), entre outros.
A avaliação cuidadosa de um médico alergista é essencial para realizar o diagnóstico e determinar o tratamento mais eficaz para cada caso.
Nos próximos artigos falarei a respeito dos outros tipos de rinite, até lá!
#Coceira no nariz #Alergia #Alergista Colatina #Dra Aline Stoco #Alergista Linhares #Espirros #Congestão Nasal #Imunoterapia #Vacina Alergia #Rinite #tratamento Rinite #Coriza #Rinite Alérgica #Alérgenos #ácaros da poeira #Fungos #Rinite Ocupacional #Conjuntivite Alérgica #Antialérgicos #Alergista #Clinica Alergia