by Dra. Aline Stoco – Alergista e Imunologista – Colatina-ES
Uma dúvida muito comum, que surge durante as consultas, é a diferença entre alergia a leite de vaca e intolerância a lactose. É muito importante que os pais de um alérgico ao leite saibam a diferença, principalmente na hora da compra dos alimentos.
Vou começar falando um pouco sobre intolerância a lactose:
A lactose é o principal açúcar do leite, e algumas pessoas possuem uma dificuldade em digerir e absorver este açúcar no intestino, por falta da enzima lactase. A falta dessa enzima pode ter várias causas, tais como deficiência congênita, gastroenterites, giardíase, entre outras.
Esse açúcar (a lactose) que não foi quebrado pela lactase e não foi absorvido passa a sofrer um processo de fermentação dentro do intestino, formando gases e causando os sintomas de cólicas abdominais, abdome distendido, gases, diarréia; que são sintomas gastrointestinais. È importante observar que a lactose não provoca sintomas respiratórios e nem cutâneos.
A intolerância à lactose é mais comum em adultos e idosos do que em crianças.
O leite sem lactose, ou baixo teor de lactose ou zero lactose, nada mais é do que um leite ao qual foi adicionada a enzima lactase, para quebrar a lactose e facilitar sua absorção no intestino nas pessoas que tem essa dificuldade. Esse leite não deixa de ser leite de vaca e continua tendo as mesmas proteínas do leite, igual a um leite com lactose, integral ou desnatado.
A alergia ao leite de vaca é uma reação imunológica contra as proteínas do leite, que é quando o corpo reconhece o leite como um corpo estranho, algo a ser combatido.
A alergia pode ter manifestações cutâneas, respiratórias, anafilaxia, com potencial risco à vida e comprometimento gastrointestinal (diarreia, vômitos, sangue nas fezes), baixo ganho pôndero-estatural (peso e altura).
Um paciente com alergia à proteína do leite de vaca não pode consumir leite, queijos ou iogurtes, mesmo os sem lactose.
A alergia ao leite de vaca é muito mais comum em crianças, especialmente em bebês.
Fiquem sempre atentos aos rótulos e observem com cuidado as reações do corpo do seu filho ao consumo de leite. Na dúvida, não deixe de perguntar ao seu médico e nutricionista.
#Alergia a leite de vaca #Intolerância à lactose #Deficiência de lactase #Alergia #Alergia Alimentar #Alergista Colatina #Aline Stoco #Imunoprime #Diarréia #Cólicas abdominais #Leite sem lactose #Reção Imunológica #Sintomas Respiratórios #Anafilaxia #Alergia Crianças #Alergia Adultos #tratamento Alergia ao leite #Imunoterapia #Vacinas #Vacinaas Alergia #Vacinas Colatina #Alergista Linhares